Oscar 2022

Como o Oscar funciona e nossa previsão para quem vai ganhar em cada categoria.

Olá, peregrinos e peregrinas, mais um ano começou e com isso chega o evento mais prestigiado no meio cinematográfico: O Oscar. Apesar dessa relevância para o cinema mundial, muitos “poréns” se encontram envolvidos. O que deixa muita gente sem entender claramente o backstage dessa premiação. 

Mas hoje estamos aqui para explicar um pouquinho sobre este tão comentado evento e botar na mesa nossas apostas para os ganhadores da grande noite.

O Oscar pode ser considerado um prêmio mundial, mas todos sabemos que os grandes favoritos sempre são os filmes falados na língua inglesa. Não é à toa que eles criaram a premiação de melhor filme estrangeiro. Exatamente porque é muito difícil um filme que não é falado na língua inglesa consiga estar entre os melhores filmes. Claro que existem exceções, como foi o caso do “Parasita” que além de concorrer a melhor filme ainda levou a estatueta mais importante da noite. Esse ano temos o ótimo japonês “Drive My Car” na lista de indicados a melhor filme.

Uma questão importante, desconhecida pelo público por muitos que não são do meio, é que o Oscar não é bem uma premiação dos melhores. Sendo muito mais uma premiação para quem fez a melhor campanha. Mas o que isso quer dizer?

Todo ano os estúdios fazem campanhas milionárias para que seus filmes estejam em destaque para os votantes do Oscar. Existem casos até de diretores e atores, que moram em outros países, se mudarem por um tempo para Los Angeles. Dessa forma ficam perto da onde a maioria dos votantes está. Participando de festas, aparentando suas simpatias e, principalmente, sendo vistos para dessa forma serem lembrados na hora da votação.

Mas quem são os votantes do Oscar?

Hoje temos mais de 9 mil votantes, entre eles atores, atrizes, diretores, produtores e os mais diversos profissionais da indústria. Se você já viu alguém ganhando, sendo nomeado ou até mesmo estando ali sentado assistindo a premiação, provavelmente ele é um votante do Oscar.

Uma característica peculiar é que nem todo filme é visto com bons olhos, pela academia, para ser nomeado. Então não considere estranho o último “Homem Aranha” não estar na lista dos indicados, mesmo você julgando que seja um filmão. Dificilmente um filme ‘blockbuster’ vai entrar na lista. Ainda que isso já tenha acontecido, como foi o caso de “Pantera Negra” em 2019. Existe toda uma ideia do que seria “filme de Oscar” e muitos filmes não estão dentro dessa categoria.

O Oscar não é uma premiação completamente imprevisível. Na verdade, é bem fácil ter uma ideia de quem é o favorito para ganhar as principais premiações. Mesmo que já tenhamos experimentado algumas surpresas.

O termômetro mais importante para saber quem vai ganhar cada categoria são as premiações das guildas, sendo o “Producers Guild Awards”, “Writers Guild Awards”, “Screen Actors Guild Awards” e “Director Guild Awards” as principais premiações.

E por que isso?

Porque os mesmos votantes do Oscar, são os votantes das suas respectivas guildas, ou seja, um ator que vota no Oscar faz parte da guilda dos atores, assim como um produtor faz parte da guilda de produtores e por aí vai.

Fácil não?

Tendo isso em vista, fizemos aqui uma lista bem completinha de quem acreditamos que deva ganhar cada categoria, baseado em tudo o que foi explicado acima. 

 

Melhor filme

Quem deve ganhar?

“Ataque dos Cães” ou “No Ritmo do Coração”.

Por quê?

“Ataque dos Cães” vinha sendo o favorito até pouco tempo, ganhando o BAFTA, mas premiações da guilda de produtores e da guilda dos atores deram o prêmio para “No Ritmo do Coração”. Dessa forma este ganhou um favoritismo repentino. No entanto “No Ritmo do Coração” não teve seu diretor indicado, o que é raro para um filme favorito a melhor filme. Porém, não seria a primeira vez que isto  acontece. Em 2013 “Argo” ganhou melhor filme, mas Ben Affleck não apareceu na lista de indicados para direção.

Melhor direção

Quem deve ganhar?

Jane Campion, por “Ataque dos Cães”

Por quê?

Jane ganhou o Directors Guild Awards e isso já seria o suficiente para ser a favorita. Mas, além disso, levou ainda o BAFTA. Dificilmente não irá ganhar o Oscar.

Melhor ator

Quem deve ganhar?

Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

Por quê?

Will Smith ganhou o Screen Actors Guild Awards, a premiação mais importante em termos de termômetro para o Oscar. Além disso, ainda levou o BAFTA, que também é uma premiação importante usada como termômetro.

Melhor atriz

Quem deve ganhar?

Jessica Chastain, por “The Eyes of Tammy Faye”

Por quê?

Chastain, assim como Will Smith, ganhou o prêmio de atriz na premiação da guilda de atores, fazendo com que ela seja a favorita para levar o Oscar. A atriz não ganhou o BAFTA, mas a ganhadora do BAFTA não foi indicada ao Oscar.

Melhor ator coadjuvante

Quem deve ganhar?

Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”.

Por quê?

Troy Kotsur ganhou tanto o prêmio da guilda de atores quanto o BAFTA. Fica, portanto, quase certo que ganhará o Oscar também.

Melhor atriz coadjuvante

Quem deve ganhar?

Ariana DeBose, em “Amor, Sublime Amor”.

Por quê?

Assim como seus colegas, DeBose ganhou o Screen Actors Guild Awards e para reforçar ainda mais seu favoritismo, também ganhou o BAFTA.

Melhor roteiro original

Quem deve ganhar?

Adam McKay, por “Não Olhe Para Cima”.

Por quê?

O filme ganhou o Writers Guild Awards. Mas neste caso podemos ter uma surpresa boa e “Licorice Pizza” acabar ganhando já que BAFTA também tem seu peso. No entanto, minha aposta permanece no filme de McKay, pela importância que os prêmios das guildas tem.

Melhor roteiro adaptado

Quem deve ganhar?

Siân Heder, por ”No Ritmo do Coração”.

Por quê?

O filme ganhou tanto o Writers Guild Awards quanto o BAFTA, é quase certo que levará o Oscar também.

Melhor fotografia

Quem deve ganhar?

Greig Fraser, por “Duna”

Por quê?

Ganhou a premiação da sua respectiva guilda e também o BAFTA.

Melhor trilha sonora

Quem deve ganhar?

Hans Zimmer, por “Duna”

Por quê?

Hans Zimmer já é um nome de peso na categoria por si só e ganhou o BAFTA.

Melhor canção original

Quem deve ganhar?

“No Time to Die” (“007 – Sem Tempo Para Morrer”) ou “Dos Oruguitas” (“Encanto”)

Por quê? 

“No Time to Die” ganhou o Grammy e o Hollywood Music in Media Awards. Porém “Dos Oruguitas” pode surfar no sucesso de “Bruno”, canção do mesmo filme.

Melhor edição

Quem deve ganhar?

Pamela Martin, por “King Richard: Criando Campeãs”

Porque?

“King Richard” levou a melhor na premiação dos editores. Mas não seria uma grande surpresa caso “Ataque dos Cães” ganhasse, já que existe uma certa ligação entre o melhor filme e edição nas premiações do Oscar. No caso, o BAFTA deu a premiação para “No time to die”, porém este filme nem sequer está indicado aqui nesta categoria.

Melhor figurino

Quem deve ganhar?

Jenny Beavan, por” Cruella”

Por quê? 

Além de ser um filme que tem bastante ênfase no trabalho de figurino, ele também ganhou o BAFTA.

Melhor cabelo & maquiagem

Quem deve ganhar?

“The Eyes of Tammy Faye”

Por quê?

O trabalho de maquiagem transformou Jessica Chastain e isso sempre é bem visto pela academia, além disso, ganhou o BAFTA.

Melhor design de produção

Quem deve ganhar?

Patrick Vermette, por” Duna”

Por quê?

Ganhou BAFTA e é um filme muito óbvio de ser visto em termos de design de produção. Mas não seria grande surpresa ficaria caso “Nightmare Alley” ganhasse. 

Melhor filme internacional

Quem deve ganhar?

“Drive My Car” (Japão)

Por quê? 

Um filme estrangeiro que está sendo também indicado como melhor filme faz com que ele seja de longe o favorito para levar o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Melhor documentário em longa-metragem

Quem deve ganhar?

“Summer of Soul”

Por quê?

Ganhou a premiação das guildas dos produtores e ainda ganhou o BAFTA, aumentando seu favoritismo.

Melhor documentário em curta metragem

Quem deve ganhar?

“The Queen of Basketball”

Porque? 

“The Queen of Basketball” é atualmente o filme mais comentado dentro desta categoria.

Melhor animação em longa metragem

Quem deve ganhar?

“Encanto”

Por quê?

Ganhou a premiação dos produtores e o BAFTA.

Melhor animação em curta metragem

Quem deve ganhar?

Rob’in Robin”

Porque?

“Robin Robin” é atualmente o filme mais comentado dentro desta categoria.

Melhor curta metragem em live-action

Quem deve ganhar?

“The Long Goodbye”

Por quê?

 “The Long Goodbye” é atualmente o filme mais comentado dentro desta categoria.

Melhor som

Quem deve ganhar?

“Duna”

Por quê?

“Duna” é o favorito para ganhar a maioria dos prêmios técnicos. Além de ter ganhado no BAFTA, é um filme que está concorrendo a melhor filme e dificilmente irá ganhar na categoria mais cobiçada. Restando para ele os prêmios técnicos.

Melhores efeitos visuais

Quem deve ganhar?

Duna

Porque?

Mais uma premiação técnica de um filme cheio de efeitos especiais que também está concorrendo a melhor filme, além de ter ganhado o “VES Awards”.

Estes são os filmes que, de acordo com prêmios passados, têm as maiores chances de ganhar. Aqui vão algumas opiniões minhas: 

“Não olhe para cima” estar concorrendo a categoria de melhor filme e ainda ter chance de ganhar melhor roteiro original é algo que me deixou surpreso, não que seja um filme ruim, mas tiveram filmes muito melhores como o excelente “Tick, Tick… Boom!”, que poderia estar facilmente no lugar na premiação de melhor filme, mas só rendeu a uma indicação a Andrew Garfield.

Uma curiosidade é que “Não olhe para cima” fez até um certo sucesso com o público, por causa do tema tratado estar tão em voga ultimamente, mas não foi muito bem aceito pela crítica especializada.

Meu voto para melhor filme sem dúvidas seria para “Drive My Car”, mas estou bem ciente que só levará a premiação de melhor filme estrangeiro, mas fico feliz que mais um filme estrangeiro apareceu na lista de melhores filmes.

Eu particularmente não gostei de “Amor, Sublime Amor” por isso teria ficado feliz se Denis Villeneuve, diretor de “Duna”, tivesse pego uma vaga no lugar de Spielberg na lista de melhor diretor.

Dessa forma, concluímos que, apesar de ser a grande premiação do cinema mundial, ainda assim é uma premiação americana e elitista. Por muitas vezes, deixando de fora ótimos filmes em troca de filmes que investiram na publicidade especializada para estar dentro do Oscar.